James Cotton - 8º Ilha Blues

28 de julho - Domingo
23h30 - James Cotton



James Cotton nasceu em Tunica, Mississippi, em 1935, e desde muito jovem se apaixonou pela gaita.  Sua vida mudou para sempre depois que ele ouviu a primeira transmissão de KKFA de King Biscuit Tempo, um programa de rádio de blues que estrelou o gaitista Sonny Boy Williamson. Com o falecimento de seus pais, James- 9 anos -  foi criado pelo tio que o levou para conhecer Sonny Boy Williamson . Este se encantou com o som do menino. Quando banda de Williamson se desfez, Cotton adolescente encontrava-se tocando nas esquinas de Memphis Beale Street. Aos 17 anos, Cotton conseguiu seu próprio programa de rádio em West Memphis, AR e  também fez suas primeiras gravações para a Sun Records.

No final de 1954, depois de uma performance foi abordado por ninguém menos que o rei do blues de Chicago, Muddy Waters, que precisava de um tocador de gaita após a saída de gaitista Little Walter. Cotton permaneceu com Waters por doze anos. Por sugestão de Cotton, Waters acrescentou: "Got My Mojo Working" ao seu repertório, a versão definitiva, que apresenta o jovem tocador de gaita em sensacional álbum ao vivo Muddy Waters, em Newport 1960.

Em 1966, Cotton decidiu iniciar uma carreira própria e um ano depois, formou-se a James Cotton Blues Band. Durante o final dos anos 60 e 70, Cotton fez  turnê ou tocou junto com alguns dos maiores nomes do rock and roll, como Janis Joplin, Santana e The Grateful Dead. Com sua banda, Cotton recebeu inúmeras indicações a prêmios e  ganhou seu primeiro Grammy de melhor álbum de blues tradicional em 1996 com Deep In the Blues.  Com seis décadas do blues em seu currículo, James Cotton continua a trazer uma energia inesquecível para suas performances.